25 de Setembro de 2018

 

O Projeto RADIS-UFV

O Projeto RADIS – Regularização Ambiental e Diagnóstico dos Sistemas Agrários, de Assentamentos da Reforma Agrária,  criado pelo Termo de Execução Descentralizado – TED, estabelecido entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e a Universidade Nacional de Brasília – UnB/Campus Planaltina, foi constituído em Dezembro de 2014 tendo iniciado sua operação em meados de 2015 em assentamentos federais da Região Norte de Mato Grosso.

Em seu terceiro ano de execução, o Projeto RADIS expandiu suas fronteiras para vários estados, com o estabelecimento de novos TED´s entre o INCRA e diferentes Instituições Federais de Ensino Superior, como no caso da Universidade Federal de Viçosa – UFV.

A parceria com a UFV visa a regularização ambiental de 85 assentamentos rurais, com cerca de 9.400 famílias assentadas, com seus lotes inscritos no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural – SICAR. Estes assentamentos encontram-se nos Estados do Pará, Pernambuco, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

O projeto consiste na contratação de assistência técnica especializada para realizar levantamento de informações socioambientais e de sistemas agrários, que subsidiarão a inscrição dos lotes e assentamentos no Cadastro Ambiental Rural – CAR e, também, a realização de pesquisas acadêmicas com os dados levantados no diagnóstico dos sistemas agrários dos assentamentos, para a publicação científica, além de levantamento da demanda do acesso as políticas de desenvolvimento de assentamentos, como os Crédito de Instalação do INCRA.

Em algumas das unidades federativas, o INCRA tem optado pelo fortalecimento das parcerias já estabelecidas, ora com as Instituições e Empresas de Assistência Técnica, ora com os Governos dos Estados e/ou Municípios. Em todos os casos, o que se prima é pela qualidade, segurança e em especial, atender os princípios legais da Regularização Ambiental, por intermédio do CAR e Diagnóstico dos Sistemas Agrários.