27 de Setembro de 2018

 

A regularização ambiental dos assentamentos rurais por meio do Projeto RADIS – UFV

A equipe do Projeto RADIS-UFV fará, a partir do mês de outubro deste ano, visitas técnicas aos assentamentos rurais de oito estados brasileiros. Nessas visitas serão realizadas ações como aplicação de questionários e avaliações das famílias assentadas e dos sistemas agrários implantados. A partir das informações colhidas, serão feitos diagnósticos que servirão de base para levantamento da demanda do acesso às políticas públicas e para desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.

As ações a serem desenvolvidas possuem quatro eixos do trabalho e por meio de diálogo direto com os agricultores familiares, serão fornecidas informações para que conheçam e reflitam sobre o desenvolvimento econômico compatível com preservação ambiental, podendo decidir de forma consciente sobre a adoção de uma nova forma de exploração dos recursos para sustentação de suas famílias, produzindo de maneira economicamente sustentável, socialmente justa e ambientalmente correta.

Abarcando os eixos ambiental e sócioeconômico, as equipes farão levantamento de informações socioambientais para subsidiar a inscrição dos lotes e beneficiários no Cadastro Ambiental Rural (CAR), com objetivo de apoiar a regularização ambiental dos assentamentos participantes do projeto, por meio da identificação das áreas de preservação permanentes e reserva legal degradadas a serem recuperadas. Serão feitos os diagnósticos de sistemas agrários, com a análise dos resultados obtidos para a composição de propostas de reestruturação dos arranjos produtivos por meio da otimização dos sistemas encontrados.

Os eixos de políticas pública e pesquisa acadêmica se complementam, com as pesquisas sendo, a partir das informações colhidas nos diagnósticos, um subsídio para a busca de soluções para os assentados em diversas áreas do país, tendo um levantamento da demanda do acesso às políticas de desenvolvimento de assentamentos. Desse modo, busca-se o fortalecimento da cultura de preservação e/ou conservação ambiental, enfatizando o modelo agroecológico para produção e desenvolvimento dos assentamentos.